Ser produtivo está longe de ser tarefa fácil, ainda mais na era digital, em que as distrações são diversas e estão o tempo todo a nos testar. O fato é que existem inúmeras dicas e conselhos que as pessoas compartilham, no entanto, elas nem sempre são eficientes.

Para conseguir ser mais efetivo na tentativa de ser produtivo no trabalho e/ou nos estudos, selecionamos algumas dicas baseadas em estudos científicos, que comprovam tais métodos. Confira a seguir:

1 – Faça exercícios no primeiro horário do seu dia

Apesar de muitas pessoas deixarem essa tarefa como a última do dia e preferirem fazer exercícios depois do expediente ou depois de concluírem um dia de estudo, uma pesquisa da Universidade Estatal Appalachian sugere que, se você quer baixar sua pressão arterial, ter uma boa noite de sono e, consequentemente, ser mais produtivo, você deve se exercitar de manhã bem cedo.

2 – Tenha plantas no seu local de trabalho e/ou estudos:

Segundo estudo da Universidade de Queensland, áreas de trabalho e/ou estudos com plantas podem aumentar a produtividade dos empregados em 15%. Então, coloque um vasinho na sua escrivaninha e não se esqueça de regar sempre!

3 – Faça pausas a cada 90 minutos

De acordo com Tony Schwartz, autor do livro “The Way We’re Working Isn’t Working”, para ser ainda mais produtivo, você precisa fazer pausas de 20 minutos a cada 90 minutos de trabalho e/ou estudo. Por isso, não se acanhe em levantar, se alongar, tomar um ar, água e depois voltar com foco total!

4 – Tire um cochilo durante a tarde

Ter uma boa noite de sono é essencial para se manter produtivo, porém, nem sempre é possível dormir sete ou oito horas por dia. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, a solução para esse problema é cochilar durante 20 a 30 minutos toda tarde.

5 – Escute suas músicas preferidas

Muitas pessoas gostam de trabalhar ou estudar ouvindo música e de acordo com Teresa Lesiuk, professora de terapia musical da Universidade de Miami, ouvir suas músicas favoritas realmente ajuda na produtividade, fazendo até que as pessoas consigam executar suas tarefas mais rapidamente e tenham melhores ideias.

Agora não há mais desculpas! São dicas simples e extremamente prazerosas, além de comprovadas cientificamente. Coloque-as agora mesmo em prática!