A robótica é um tema muito abordado na cultura pop. Existe uma grande variedade de abordagens sobre os robôs na ficção, desde companheiros para humanos a máquinas cruéis. Isso, claro, sempre passando pelas reflexões dos limites da humanidade, o avanço da tecnologia e inteligência artificial.

Para você mergulhar nessa temática, separamos uma lista com 10 filmes que robôs fazem parte da trama principal.

WALL·E (2008)

 

wall-e 2008

Começando por uma animação, WALL·E é um filme da Pixar e Disney ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2009. A história acontece no futuro, quando a humanidade abandonou a Terra em uma nave espacial gigantesca, após toda a poluição e o lixo deixar o planeta inabitável.

Nosso protagonista é o robozinho WALL·E, o último ainda em funcionamento, que se mantém funcionando fazendo auto-reparos com partes de outros robôs como ele que pararam de funcionar. Sua existência consiste em compactar e empilhar o lixo existente no planeta, formando enormes arranha-céus. Além disso, coleciona objetos humanos. Logo, sua rotina muda com a chegada da robô de exploração EVA, que escaneia o planeta para encontrar plantas, provando que a Terra pode ser habitável novamente.

O filme tem uma mensagem ecológica muito latente. Além disso, também aborda os “defeitos” dos robôs e que eles podem desenvolver personalidades e sentimentos, além da sua programação.

Robôs (Robots, 2005)

Robots, 2005

Essa animação retrata um mundo todo robótico. Possuem robôs de todo tipo, desde tecnologias mais antiquadas ao high tech. Nós acompanhamos o protagonista Rodney Lataria, que tem grande talento para criar e consertar máquinas. O seu sonho é conhecer o Grande Soldador, uma celebridade/lenda na grande cidade de Robópolis. Porém, conseguir contato com seu ídolo não vai ser uma tarefa fácil. Logo se torna amigos dos Enferrujados, robôs mais “pobres” e que o ajudam no seu sonho de ser um grande inventor e lutar por um mundo robótico mais justo.

O Homem Bicentenário (Bicentennial Man, 1999)

bicentennial man 1999

Estrelado por Robin Williams, Andrew é um robô doméstico ativado em 2005 pela família Martin. A família começa a perceber que Andrew é diferente, com personalidade e características próprias e a cada dia apresenta traços cada vez mais humanos.

Andrew começa a desenvolver sentimentos, dúvidas e conflitos que vão se afirmando a partir da convivência com as pessoas. Assim, acompanhamos sua história por duzentos anos.

Esse filme é baseado em um conto de Isaac Asimov, considerado um dos mestres da ficção científica.

Eu, Robô (I, Robot, 2004)

i robot 2004

Também é uma adaptação de uma obra homônima de Asimov. A história se passa em 2035, sendo comum a existência de robôs realizando as mais diversas atividades, vivendo com os humanos. Tudo muda quando um cientista é assassinado e a suspeita é que o crime foi cometido por um robô. A missão de desvendar o que realmente aconteceu é do detetive Del Spooner, interpretado por Will Smith.

O filme traz uma reflexão social e filosófica sobre a autonomia da inteligência artificial, os limites da programação robótica e o papel da humanidade.

Círculo de Fogo (Pacific Rim, 2013)

Pacific Rim 2013

Robôs gigantes! Esses são os instrumentos de batalha conhecidos como Jaegers, em que cada um é controlado por pelo menos dois pilotos simultaneamente. Eles são utilizados para combater monstros, chamados Kaijus, vindos de uma fenda dimensional no fundo do oceano.

Nessa história, os robôs são mais instrumentos de batalha mesmo, seguindo comandos dos pilotos humanos. Recentemente, o filme ganhou uma continuação (Pacific Rim: Uprising, 2018).

Transformers (2007)

transformers, 2007

A franquia Transformers já é bastante conhecida. Popularizada inicialmente através de animações, com o lançamento no cinema, o alcance aumentou exponencialmente.

A história acompanha a guerra entre as raças robóticas Autobots e Decepticons, que após a destruição de Cybertron, o planeta natal dos Transformers, continuam seus conflitos na Terra. Até o momento, a série já está com seis filmes lançados, com outros cinco em produção, inclusive spin-offs.

A.I. Inteligência Artificial (A.I. Artificial Intelligence, 2001)

i a intelligence artificial 2001

A história acontece num futuro onde a humanidade já convive com máquinas inteligentes e conscientes da própria existência. Acompanhamos o primeiro menino-robô David, que foi programado para amar e viver como um membro da família. No entanto, ele é abandonado pela família que o adotou e, querendo se tornar humano, parte em uma jornada para descobrir o seu lugar no mundo.

Gigantes de Aço (Real Steel, 2011)

real steel 2011

Nessa história, as lutas de boxe não são mais realizadas entre pessoas, mas sim com robôs controlados. Charlie, interpretado por Hugh Jackman, é um ex-boxeador e um pai ausente, que tem que cuidar de seu filho de 11 anos, Max. Ele está treinando um robô “antigo” para o campeonato mundial de boxe de robôs.

Ex_Machina (2014)

ex_machina 2014

Em um refúgio nas montanhas, um gênio bilionário do ramo da tecnologia coloca um programador de sua empresa para testar uma inteligência artificial, a androide AVA. O teste consiste em conseguir determinar se a inteligência e as emoções de AVA são reais ou apenas uma resposta da programação para passar no teste.

O filme usa de forma bastante inteligente diversas questões humanas sobre a existência, a sociedade e os desejos.

Star Wars (1977)

Star wars, 1977

Star Wars é uma das maiores franquias do cinema mundial. Desde o primeiro lançamento em 1977, já são 10 filmes. Os robôs estão presentes em todos os filmes e já são ícones da cultura pop: R2D2, C-3PO e BB-8.

A história se passa no espaço sideral, “em uma galáxia distante”, passando por guerras, conflitos políticos e o equilíbrio da Força, nas disputas entre os Jedi e os Sith.

Mais robôs

Existem muitas outras narrativas com a presença de robôs. Séries e animações também apresentam esses personagens, como por exemplo, a franquia Dragon Ball, Medabots, Westworld, Black Mirror, entre outros.