Aprender um conteúdo novo é sempre um desafio e, ao mesmo tempo, estimulante para um profissional que está buscando por mais capacitação. Na indústria, o AutoCAD é um tipo de profissionalização conhecida pela sua complexidade, tanto entre estudantes quanto entre os profissionais já formados.

Porém, tê-lo incluído no seu currículo será, sem dúvidas, um grande diferencial para sua carreira, aumentando inclusive, as chances de admissão.

Mas, o que são os mecanismos de CAD, afinal?

O AutoCAD é um software de Desenho Assistido por Computador, criado pela empresa americana Autodesk. Em inglês, essa sigla significaria Computer Aided Design (CAD), originando o nome utilizado popularmente para se referir ao software. A partir de 2007, os desenhos técnicos, que eram criados basicamente através de figuras geométricas, foram atualizados. Com isso, começaram as representações em 2D ou até em 3D.

Com as ferramentas de CAD, projetos detalhados de edifícios, casas, máquinas, esquemas elétricos, diagramas, estradas e pontes podem ser elaborados a partir desse recurso. Esse tipo de desenvolvimento gráfico é muito utilizado dentro de diversos setores, como os de:

  • Engenharia
  • Arquitetura
  • Design de Interiores
  • Design Gráfico
  • Indústria Automotiva
  • Indústria Moveleira.

De uma forma mais sucinta, esse software foca em elaborar projetos, desenhar um novo ou ainda realizar as alterações necessárias nas demandas já existentes. Cabível de organização de arquivos e também muito versátil, o AutoCAD permite mais rapidez e precisão na realização de um projeto. É por isso que, cada vez mais, as empresas valorizam muito os profissionais que dominam e possuem esse programa em seu currículo.

O que você vai aprender em um curso de AutoCAD?

O software é uma aplicação gráfica bastante completa que visa dar foco para todo o conteúdo programático, que, atualmente, é bastante completo. Em um curso, o aluno aprenderá a moldar objetos complexos e modificar superfícies. Uma técnica básica aprendida é a projeção de objetos em 3D, com altura, largura e profundidade definidas.

O AutoCAD permite organizar os seus desenhos, garantindo todo o controle sobre a gestão e os detalhes essenciais para a execução do projeto. Mas, o curso também ensina outras atividades, como cálculos complexos. É o exemplo do cálculo estrutural onde o curso também propicia o estudo de relevos, alinhando ainda mais cada traçado incluído.

A profissionalização do AutoCAD ainda permite:

  • Edição e manipulação
  • Limpeza de bitmap
  • Produção de animações
  • Cálculo estrutural
  • Interpretação de desenhos técnicos
  • Criação de esboços

O que faz o profissional cadista?

O AutoCAD é destinado e designado para desenhistas e projetistas. Ou seja, é para todos aqueles que criam visualmente o design de algum produto ou serviço, com a finalidade e ilustrar a sua funcionalidade.  Quem domina essas ferramentas é chamado no mercado de profissional cadista.

Ao contrário de muitos softwares e programas existentes no mercado profissional, o AutoCAD é extremamente complexo e é apenas indicado para profissionais qualificados, com noções básicas de alguma área que necessite do domínio desse conhecimento.

AutoCAD aplicado em cada área

De uma forma geral, as ferramentas do AutoCAD são mais associadas com o ramo de construção civil (arquitetura e engenharia). Porém, como sabemos, é um software muito versátil e que merece ser explorado das melhores formais possíveis. Detalharemos como o AutoCAD pode ser aplicado nas suas principais áreas de aplicação:

Engenharia e Arquitetura – Através do AutoCAD, o arquiteto consegue elaborar e alterar projetos e plantas de edifícios, casas e imóveis em geral com maior precisão e detalhamento. O engenheiro, por sua vez, executa o projeto. Mas, para isso, ter o conhecimento e saber abrir, manusear e alterar a ferramenta de CAD é fundamental.

Design de Interiores – O uso das ferramentas de CAD acaba sendo muito semelhante que na construção civil, com a diferença de que é utilizado para criar projetos internos e decorativos: localização, centralização de objetos e o desenho de uma planta de imóvel.

Design Gráfico – Designers gráficos não costumam utilizar com frequência as vantagens disponibilizadas pelo AutoCAD. Mas, nem por isso, seu domínio deixa de ser um diferencial com instrumento de trabalho na criação de peças e desenhos, por exemplo.

Indústria Automotiva – Os mecânicos industriais podem usar o AutoCAD como um instrumento para criar desenhos técnicos tanto em 2D quanto em 3D, uma das principais vantagens atuais do software.

Indústria Moveleira – Aqui o projetista elabora móveis de forma mais detalhada tanto em 2D quanto em 3D para assim conseguir atingir as novas práticas da chamada Industria 4.0

Quanto ganha um técnico em AutoCAD?

Devido a tudo que é feito pelo profissional de AutoCAD, é possível verificar que mercado para atuação existe. Porém, esse é um diferencial que compensa economicamente? Como o cadista é um profissional que atende a diferentes áreas, a verdade é que o salário irá avaliar com o mercado de atuação. Obviamente, ter o certificado de AutoCAD eleva a bonificação do empregado.

Como funciona o curso?

Muito complexo e detalhado, esse é um curso que exige dedicação. Porém, o chamado pesadelo para obter um certificado em cadista pode ser vencido através de profissionais de competência.

Com professores e auxiliares qualificados, e com o auxílio de uma metodologia eficaz e adaptável, o aluno consegue dominar o conteúdo com maior facilidade. Quer dar um upgrade em seu currículo? Então, faça um curso de AutoCAD na BIT Cursos!

Além de toda assistência e do certificado, o aluno ainda conta com banco de vagas e estágios para buscar alguma oportunidade no setor. Entre em contato com a nossa central e solicite um orçamento da profissionalização. Descubra as nossas vantagens e formas de pagamento. Venha para a BIT!