Aprender outra língua pode representar um desafio maior para certas pessoas. Enquanto algumas parecem conseguir dominar melhor o segundo idioma, outras acabam encontrando mais dificuldades pelo caminho. Se você se identifica com o segundo caso, provavelmente, está cometendo alguns dos erros abaixo:

1. Achar que vai ser rápido

O processo de aprender outro idioma não é assim tão simples. Muitas pessoas, talvez iludidas por propagandas enganosas, que prometem fluência em alguns meses, acreditam que é possível se tornar um expert em inglês em um período curto de tempo. Entretanto, é importante lembrar que como qualquer outra coisa, para aprender inglês também requer um processo. Pode durar muito ou pouco, irá depender de cada um, mas não será num passe mágica.

2. Estabelecer um prazo para “aprender” inglês

Algumas pessoas começam a estudar inglês para um determinado fim, como uma entrevista de emprego ou viagem ao exterior que já tem data marcada. Infelizmente, aprender outra língua não é tão simples a ponto de você poder estabelecer um prazo para tal. Além disso, cada pessoa tem seu próprio ritmo para aprender. Por isso, é importante se dedicar ainda mais caso você tenha alguma meta que seja necessário saber falar inglês.

3. Não definir uma meta

Definir uma meta é diferente de estabelecer um prazo. Cada um estuda inglês com um objetivo. Alguns buscam uma promoção na empresa onde trabalham e no novo cargo precisarão falar inglês, outros, têm o objetivo de melhorar a redação, por almejarem publicações em revistas científicas internacionais. Enfim, os objetivos podem ser diversos, por isso, é importante traçar um plano detalhado para identificar quais são as suas necessidades. Aquilo que pode representar uma meta alcançada para uns, pode ser apenas metade do caminho para outros.

4. Achar que só frequentar as aulas vai ser suficiente

É claro que um bom curso de inglês é essencial para quem quer aprender a nova língua, entretanto, o aprendizado da sala de aula precisa ser complementado com atividades extraclasse. No Blog da BIT Cursos já postamos dicas simples e eficazes para te ajudar a estudar inglês com atividades do dia a dia.

5. Desistir quando não houver sinais aparentes de evolução

Depois de certo tempo estudando inglês, algumas pessoas começam a se cobrar muito e a perder a empolgação das primeiras semanas. O que se deve ter em mente é que aprender uma língua estrangeira não é fácil e como dito nos itens anteriores, cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado e os resultados variam bastante. É importante não desistir e ter a certeza de que evitando os erros acima citados, suas chances de sucesso serão ainda maiores.

 

Você tem mais dúvidas de como otimizar seus estudos da língua inglesa? Fale conosco!