A demissão é, provavelmente, o maior receio de qualquer trabalhador. No entanto é importante não ceder ao desespero em caso de ser demitido. Confira a seguir algumas dicas do que não fazer após esse momento delicado.

1. Criticar o seu ex-empregador após demissão

Por maiores que sem os motivos que você acredite ter para isso, não é bom se queixar sobre seu ex-empregador após uma demissão. O melhor é sempre optar pela discrição. Do contrário, você pode gerar desconforto e até desconfiança em seus potenciais empregadores.

Alguns recrutadores até desclassificam candidatos, por considerarem essa atitude antiética. No geral, esse tipo de comportamento dá a entender que você também falará mal da nova empresa no futuro, quando houver um desentendimento, por exemplo.

2 – Aceitar qualquer nova proposta para não ficar parado

A não ser que a sua situação financeira exija uma recolocação imediata, é melhor esperar um pouco antes de aceitar qualquer nova proposta que aparecer. Buscar vagas sem nenhum critério e aceitar o que aparecer primeiro pode acarretar arrependimentos.

3. Não usar a sua rede de contatos de forma correta

Ao invés de esconder o fato que você está desempregado, o melhor é que as pessoas saibam que você busca uma oportunidade, assim, podem surgir indicações. Entretanto, lembre-se de buscar pelas pessoas certas e não mandar emails para todos os seus contatos; você pode acabar se passando por chato. O LinkedIn é uma excelente rede social para encontrar oportunidades!

4 – Perder as esperanças de um novo trabalho

Num contexto de recessão econômica é natural ter dificuldades para conseguir um novo emprego. O segredo é não se deixar vencer e continuar tentando. Um dos truques para fazer isso é preencher o seu tempo com coisas úteis.

Por isso, procure estudar, ajudar a sua família, aprender um novo idioma ou quem sabe realizar um curso profissionalizante para atualizar o seu currículo. Se você andava muito estressado, o ideal também é relaxar um pouco, assistir algumas séries, sem esquecer de continuar a busca por uma nova oportunidade de emprego!