De acordo com notícia publicada pelo portal G1, a pesquisa feita pelo IBOPE, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que os brasileiros enxergam o ensino profissionalizante como uma ótima opção para os jovens. Segundo a pesquisa, 90% das pessoas entrevistadas acreditam que quem tem cursos técnicos encontra mais oportunidades no mercado de trabalho do que quem não tem.

Em relação aos salários, 82% dos entrevistados afirmam que aqueles que fizeram cursos técnicos têm salários maiores do que os que não fizeram. Ainda segundo a reportagem do G1, o gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional, Felipe Morgado, acredita que a educação profissional facilita o ingresso do jovem no mercado de trabalho.

Conforme levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mais de 70% dos ex-alunos de cursos técnicos de nível médio conseguem emprego no primeiro ano depois do curso. E, que um ano depois de obterem o diploma, os trabalhadores de nível técnico conseguem aumentar sua renda em 24%.