Conseguir pensar em inglês, ao invés de fazer traduções mentalmente a cada vez que escuta uma palavra na língua, é fundamental para quem quer atingir a fluência. Pensando em inglês, você consegue se comunicar com maior facilidade e agilidade, além de compreender melhor aquilo que o interlocutor quer dizer.

O curso de inglês, provavelmente, é um dos poucos momentos em que você realmente se preocupa treinar seu contato com a língua. Então, como pensar em inglês vivendo em um país onde se fala português? Confira algumas dicas que vão além da sala de aula:

1 – Leia todos os dias uma notícia em inglês

Comece por assuntos que você já seja familiarizado, que já leu em português, para que esteja a par do contexto. Ao ler o artigo, procure não traduzir nada, mesmo que não compreenda algumas palavras, depois disso, selecione as palavras desconhecidas e procure em um dicionário inglês-inglês.

2 – Reveja um episódio da sua série favorita

Pelo menos uma vez por semana, reveja um episódio da sua série favorita. Dependendo do seu nível de inglês, você pode escolher colocar as legendas em inglês ou não. O objetivo é entender as falas sem pensar em português, por isso, é melhor que você já tenha assistido o material antes.

3 – Veja palestras online

Outra maneira de treinar o listening ao mesmo tempo que exercita sua capacidade de pensar em inglês é assistir palestras online no idioma. Escolha alguns assuntos do seu interesse e assista a palestras sobre eles no site do TED, por exemplo. Além de treinar o novo idioma, você estará adquirindo novos conhecimentos.

4 – Converse em inglês

Todos nós conhecemos alguém que fala inglês, um amigo, parente ou colega de trabalho. Combine com essa pessoa de se comunicarem em inglês de vez em quando. Pode ser pessoalmente, por telefone ou até mesmo WhatsApp, o importante é que vocês consigam desenvolver a prontidão em inglês: conseguir ouvi-lo e já responder, sem precisar traduzir nada.

O importante é criar o hábito de ter contato ativo com o idioma todos os dias e isso só depende de você! Aos poucos, irá perceber que pensar em inglês será um processo natural.