A criatividade é essencial para o ser humano e a sociedade em geral, é através de novas ideias que se torna possível a evolução. Por isso, ser uma pessoa criativa se tornou um dos requisitos mais desejados, tanto por aqueles que buscam um emprego, quanto pelos recrutadores.

E isso vale para as mais diversas áreas hoje em dia, não apenas para aquelas que são consideradas “profissões criativas”, como a de arquiteto, designer ou publicitário, por exemplo.

No entanto, as pessoas não são “naturalmente” criativas e, infelizmente, essa não é uma característica ensinada nas escolas convencionais. Dessa forma, como podemos ser criativos no nosso dia a dia?

Aqui seguem algumas dicas que a BIT Cursos separou para que você comece a treinar sua criatividade diariamente:

1. Seja curioso

A curiosidade está diretamente ligada à ser uma pessoa criativa, por isso, dê atenção àquilo que desperta sua vontade de conhecer mais as coisas e pessoas. Se vir um assunto que te agrada, anote e pesquise sobre ele, observe as pessoas na rua, converse com pessoas diferentes do que você está acostumado, incentive seu lado curioso;

2. Anote suas ideias

Não confie apenas na sua memória, carregue consigo um caderninho para pensamentos e ideias que tiver durante o dia. Anote o máximo que puder, assim, poderá analisar seus pensamentos melhor depois e deixar sua mente livre para novos;

3. Seja um questionador

Desconecte-se do pensamento coletivo, do senso comum, pense mais “fora da caixa” e você verá como bons questionamentos e ideias irão surgir mais facilmente;

4. Seja pró-ativo

Não espere, aja. Se vir alguém precisando de ajuda, ajude; se está com um problema, ao invés de reclamar, pense em uma solução; se tem uma ideia, coloque-a em prática. Não espere que façam por você, simplesmente faça.

A somatória de novas experiências faz com que sua mente fique mais aguçada e que você se torne uma pessoa criativa. Coloque nossas dicas em prática e você irá se surpreender com os resultados!