Os livros técnicos não são como qualquer livro de romance e por isso, requerem uma leitura diferenciada. Pensando nisso, o site da revista Exame publicou recentemente um vídeo com dicas para lê-los de forma mais inteligente, a fim de um melhor aproveitamento do tempo e absorção do conteúdo a ser aprendido. As dicas a seguir são de Alessandro Saade, da Academia de Estratégia.

A primeira e principal dica é interagir com o livro. Isso mesmo, tomá-lo como material de estudo, marcar páginas, sublinhar aquilo que considera importante, fazer bom uso dos post its e fazer anotações. Outra dica importante é que existe uma forma mais eficiente de sublinhar: não sublinhe frases ou trechos inteiros, sublinhe palavras-chave, aquelas que você, ao bater o olho no texto, conseguirá entender o todo.

Interagir com o livro, além de tornar a leitura mais dinâmica, também torna mais fácil a consulta e a busca posterior, o que permite que você leia mais livros, retenha mais conhecimento e não se preocupe tanto em decorar o conteúdo.