O que faz com que algumas pessoas aprendam outro idioma mais rápido do que outras? Seria porque já têm uma facilidade natural? Um talento? Algum truque que não conseguimos detectar?

No entanto, não existe fórmula mágica e, na verdade, essa tal “facilidade” não é nada mais do que hábito, ou seja, ter contato regular com o idioma. Além desta, existem outras maneiras de “acelerar” o processo de aprendizado. Confira:

1 – Pratique o inglês dentro e fora da sala de aula

E isso não precisa estar relacionado apenas com estudar a matéria vista no curso de inglês. Você pode assistir séries e/ou filmes, ouvir músicas, ler livros em inglês… Enfim, relacionar momentos de lazer com o aprendizado da língua. Assim, você estará tendo contato regular com idioma, como mencionamos anteriormente.

2 – Fale, sem medo de errar

Aproveite as aulas de inglês para praticar sua pronúncia e não tenha medo de errar, afinal, este é o local destinado para aprendizado. Fora da classe, você pode combinar com seus colegas de se comunicarem em inglês, seja pessoalmente ou por telefone, por exemplo.

3 – Pense em inglês

Ao aprender uma língua nova é comum tentar traduzir tudo e acabar se surpreendendo, pois algumas regras gramaticais não fazem muito sentido quando traduzidas. Portanto, o ideal é sempre pensar em inglês ao construir frases e não se fixar tanto na “lógica da língua”. Dessa forma, você irá conseguir aprender melhor, uma vez que entenderá o funcionamento da língua sem se prender no que faz ou não sentido lógico.

4 – Dedique parte de seu tempo ao estudo da língua

Colocando as dicas acima em prática, você, provavelmente, irá dedicar mais tempo ao estudo do inglês. Afinal, você aprendeu que não tem segredo e que dedicação ao aprender uma nova língua é fundamental.