O dicionário oferece muito mais recursos do que somente traduzir uma palavra do português para o inglês (e vice-versa). Um bom dicionário, usado adequadamente, pode enriquecer muito o seu vocabulário e ser uma importante ferramenta para o aprendizado da língua no geral.

Em primeiro lugar, o correto é escolher um bom dicionário, por isso, procure por algo de qualidade e que atenda às suas necessidades. Busque por aqueles que, além de informações regulares, como significados, ortografia e transcrição fonética; ofereça também sinônimos, dicas, frases de exemplo, material multimídia, entre outros. Hoje em dia, existem ótimas opções no mercado, faça bem a sua escolha!

Para os iniciantes no aprendizado da língua inglesa, o dicionário bilíngue é a melhor opção, pois irá ajudar a se familiarizar ao idioma e tirar dúvidas quanto ao vocabulário. Já para os alunos em nível intermediário, é importante já começar a utilizar dicionários monolíngues, que são os que apresentam as definições em inglês; existem dicionários desse tipo desenvolvidos justamente para quem está nesse nível e requer definições mais simples. Os alunos em estágio avançado, por sua vez, encontram inúmeras opções no mercado: dicionários de expressões idiomáticas, collocations, phrasal verbs, entre outros.

Quem começa a estudar uma nova língua percebe que o dicionário passa a ser um companheiro indispensável e, certamente, colocando essas dicas em prática, o seu curso de inglês será muito melhor aproveitado e o aprendizado se dará de forma eficaz e completa.