Pensar em inglês é a melhor maneira de se atingir a fluência no idioma. Isso porque se você pensa em inglês, não precisa traduzir para o português o que ouve ou lê para compreender a mensagem. Dessa forma, a comunicação e compreensão se tornam muito mais rápidas e a conversa flui mais naturalmente. Veja algumas dicas de como conseguir conquistar essa habilidade:

Durante a aula no curso de inglês, só fale inglês

Desde amizades a contatos profissionais, ter bons conselheiros é importante e poderá ser de grande valia para a sua carreira. Entretanto, ter uma dose de inteligência e prudência ao ouvir esses conselhos também é essencial.

Reveja algum episódio da sua série favorita

Se você tem nível básico ou intermediário, coloque legenda em inglês. Se tiver nível avançado, tente sem legenda. O objetivo é entender as falas sem pensar em português, por isso, é melhor algo que você já tenha assistido antes.

Leia notícias em inglês

Para quem está ao menos no nível intermediário, esta é uma boa dica. Comece por assuntos que você já conhece, sobre os quais você já leu em português, para que você já saiba o contexto. Leia o artigo inteiro sem traduzir nada, mesmo que não compreenda algumas palavras. Depois de ler tudo, escolha três palavras desconhecidas e busque seu sentido num dicionário inglês-inglês. Alguns sites que você pode consultar são os da BBC, do The New York Times ou Voice of America, por exemplo.

Assista palestras online

Escolha assuntos de seu interesse e assista palestras online no site do TED, por exemplo. Se você já gosta do tema, será fácil manter o hábito. Caso conheça pouco do assunto, também será bom, pois você irá aprender sobre ele. Lembre-se de anotar três palavras novas por dia e procurar no dicionário depois.

O mais importante dessas dicas é fazer com que você crie o hábito de ter contato com o idioma todos os dias. E, para que funcione, você precisa gostar daquela atividade e fazer dela um momento também de prazer. Aos poucos, você vai ver que pensar em inglês será algo que acontecerá naturalmente.