Estudar exige concentração e é aí que muitas pessoas encontram dificuldades. Passam longas horas estudando, mas não conseguem extrair o máximo de conhecimento dos livros. Por isso, preparamos algumas dicas de como aproveitar melhor seu tempo de estudo e fazer render mais esse momento de aprendizado. Confira:

Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria

Ao fazer isso, lembre-se de ser conciso e apenas abordar os pontos principais. Ao invés de ficar copiando todo o conteúdo dos livros e perder tempo com isso, preocupe-se em apenas destacar aquilo que for mais relevante.

Escreva à mão em vez de digitar

A internet hoje é muito utilizada como fonte de estudos. No entanto, estando em frente ao computador, muitas pessoas acabam perdendo o hábito de anotar à mão, passando a digitar. No entanto, ao escrever, mais redes neurais são ativadas, o que faz com que você memorize melhor e se concentre mais no que está sendo anotado.

Estude sozinho

Estudar em grupo pode ser bom em alguns momentos. No entanto, ter seu momento sozinho com os livros e o computador é essencial. É importante reservar um momento em que você consiga focar 100% nos estudos e consiga fazer suas próprias associações e anotações.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Os celulares são grandes distrativos, por isso, não o deixe ligado, recebendo notificações a todo instante. Ao se render à tentação de visualizar alguma delas, mesmo que por alguns minutos, você perde um tempo precioso tentando retomar sua concentração.

Tenha uma programação organizada, mas seja flexível

É importante ter uma rotina e organizar os horários de estudos para que se torne um hábito. Lembre-se, no entanto, de fazer uma programação que você consiga seguir e respeitar, com horários realistas e flexíveis.

Ao incluir algumas dessas dicas em seus estudos ou mesmo todas elas, você sentirá uma enorme diferença na hora de estudar e aprender. No entanto, cada pessoa funciona de um jeito e pode ser que nem todas elas sejam eficientes para todo mundo. Por isso, considere testar cada uma até descobrir quais dão certo para você.