Os estudantes de inglês sempre querem encontrar maneiras de aumentar o vocabulário. Nos cursos de idiomas, os professores incentivam atividades que promovem isso, mas também existem formas de as pessoas conseguirem conhecer e reter novas palavras por conta própria, em seu cotidiano. Confira algumas dicas:

  1. Viu uma palavra nova que gostaria de reter? Anote em um caderno ou no celular e acrescente uma frase de exemplo, de preferência com algum vínculo com a sua vida. Fazendo associações será mais fácil se lembrar daquela palavra.
  2. Anote apenas o vocabulário relevante para você, palavras que você sabe que serão úteis. É melhor do que fazer longas listas de palavras que você não terá tempo de estudar. Afinal, é praticamente impossível reter todas as palavras novas com as quais você se depara.
  3. Use sempre um bom dicionário – ou alguns bons dicionários.
  4. Procure escrever definições fáceis e simples, utilizando palavras que você já conhece.
  5. Tente anotar as palavras e seus sinônimos em inglês, frases ou definições ao invés de colocar suas traduções para o português.
  6. Escolha apenas um local para anotar as palavras novas. Concentre todas em apenas um caderno, por exemplo.

Manter hábitos diários de aprendizado é fundamental para atingir a fluência em um idioma. Independentemente de método, da escola ou do material de estudo, é a sua disciplina que determina a velocidade e consistência dos resultados.