Para aprender inglês, fazer um curso de idiomas é um passo muito importante. Mas seus estudos não podem ser limitados ao espaço da sala de aula. Como os professores sempre dizem em sala de aula, é fundamental ter um contato constante com o idioma, tornando o aprendizado, um processo mais fácil e natural.

A internet pode te ajudar muito, já que normalmente a utilizamos todos os dias. Por isso, já vá se acostumando com o uso da língua no cotidiano. Separamos algumas dicas para você “mergulhar” de vez no inglês:

Mude o idioma das suas redes sociais

Pode parecer uma coisa muito simples, mas faz muita diferença para o seu aprendizado. Seja Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, você já está acostumado com a mídia social e já sabe como é a aparência, a usabilidade e os termos utilizados. Então, se você trocar o “curtir”, “comentar” e “compartilhar” pelo “like”, “comment” e “share”, você já sabe quais são as funções. Você também saberá qual o termo utilizado em inglês para determinadas ações que você não sabia de cor qual era a tradução. Os ícones ajudam muito também.

Acompanhe site de notícias em inglês

Você pode ainda não ter o domínio completo da língua, mas é interessante acompanhar veículos de comunicação que publicam em inglês. Mesmo que seja por posts nas mídias sociais, é bacana ver como os principais jornais do mundo abordam os mais variados temas. Como sugestão, temos o The New York Times, nos Estados Unidos, e o The Times, na Inglaterra. Procure outros que você considere interessantes.

Ouça – e cante – músicas em inglês

A internet popularizou o acesso à música. Agora é muito mais fácil (e legal) consumir música por aplicativos de streaming — como o Spotify, Deezer, Google Play Music, Apple Music, entre outros — e site de compartilhamento de vídeos, como o Youtube. Os artistas já disponibilizam suas músicas diretamente nessas plataformas. Existem muitas extensões e sites que você pode utilizar para consultar a letra de uma canção em inglês. Assim, você não terá dificuldade em encontrar a letra, seja de um hit atual ou um clássico de décadas passadas. Você pode consultar as “lyrics” em inglês e também, simultaneamente, as traduções. Veja sites como Letras, Vagalume, Genius, entre outros. Aproveite para cantar junto e treinar a sua pronúncia!

Assista filmes com legenda para aprender inglês

Assistir filmes e séries de TV também ficou mais fácil e rápido pela internet. Sites e apps de streaming de vídeos — sendo a Netflix a mais conhecida — oferecem, para muitos dos filmes e séries, legendas em inglês. É interessante colocar as legendas em inglês junto com o áudio original do filme e poder “tirar uma dúvida” quando você não entender qual palavra ou expressão foi dita, lendo logo abaixo na tela. É uma maneira muito interessante de já ir se acostumando com a língua.

Uma dica é assistir filmes e animações direcionadas ao público infantil, para quem está iniciando no estudo da língua. A linguagem é mais simples pela faixa etária e fica mais fácil de entender.

Tem mais dúvidas sobre como aprender inglês no seu cotidiano? Deixe seu comentário.