A ansiedade é considerada inimiga de muita gente. Ela pode se manifestar fisicamente, causar tensões em relacionamentos, impactar o modo como você toma decisões e, de maneira geral, complicar muito a sua vida. Entretanto, o que poucos sabem é que até mesmo da ansiedade, podemos tirar algo bom. Veja algumas maneiras de usar este sentimento para o seu próprio bem:

1 – Promovendo a produtividade

Dificilmente, uma pessoa ansiosa será também procrastinadora. Portanto, canalizar a ansiedade para o trabalho e/ou estudos é uma ótima maneira de tirar vantagem dela. Use-a para se estimular quando tiver um prazo a cumprir ou precisar fazer uma tarefa de última hora.

2 – Se destacando profissionalmente

Pessoas ansiosas relatam que um dos lados mais negativos deste sentimento é que ele o faz ficar “preso em sua própria cabeça”, fazendo-as fantasiar sobre situações reais e irreais. O que pode ter um lado ruim, por outro lado, também tem um bom, que é o estímulo da criatividade. A facilidade em articular ideias podem se transformar em projetos, textos, histórias, entre outros.

3 – Tomando consciência das próprias decisões

Ainda devido ao fato citado acima, a ansiedade pode dificultar a tomada rápida de decisões. Mas, por outro lado, pode ajudar a ponderar melhor e analisar o que virá pela frente, fazendo com que a pessoa esteja consciente de suas próprias ações.

4 – Sendo uma pessoa mais empática

Pessoas ansiosas tendem a criar histórias complexas sobre outras pessoas e como elas deveriam/poderiam reagir diante delas, o que pode ser exaustivo. No entanto, também ajuda a imaginar o que as outras pessoas podem estar sentindo, o que auxilia a criar laços.