As redes sociais desempenham papéis fundamentais em diferentes áreas de nossas vidas e a carreira profissional não fica de fora. Muitos empregadores checam os perfis dos candidatos para conhecerem um pouco mais da pessoa. E, dependendo do que você posta, tanto pode te ajudar a conseguir emprego, quanto desistirem de contratar.

É por isso que é tão importante passar uma boa imagem através das redes sociais. Continue lendo este post e conheça algumas dicas de como tornar seu perfil mais atraente aos empregadores!

Como utilizar as redes sociais para conseguir emprego?

Se você está procurando por um novo emprego, ou quer estar aberto a novas propostas, é muito importante que você construa uma boa imagem de si em suas redes sociais.

Por mais que seja comum postar fotos de festas, memes, expressar opiniões e compartilhar vídeos engraçados, é essencial ter um filtro de bom senso.

1. Cuidado com o que você posta

Discursos de ódio ou preconceituosos, palavrões, fotos sensuais ou  situações constrangedoras, devem ser evitados ou não ser visível àqueles que não são seus amigos nas redes sociais. A primeira impressão pode ser a que fica e se você quer conseguir emprego, não vai querer passar uma imagem errada aos seus possíveis empregadores, não é?

Também é interessante que você evite postagens que celebram a chegada da sexta-feira ou que falem mal da segunda-feira, entre outros tipos. O empregador interessado em seus perfis sociais irá analisar a sua postura como um todo e, as vezes, pode optar por não entrevistar alguém que aparente não gostar de trabalhar.

2. Respeite a língua portuguesa

É claro que, em se tratando de uma rede social, a linguagem possui é mais descontraída e cheias de gírias. Entretanto, preste atenção à ortografia, escreva corretamente e confira o texto antes de ser publicado. Empresas sérias não contratam funcionários que cometem erros grosseiros de português.

3. Se destaque na multidão

Muitos candidatos que procuram a mesma vaga que você, podem possuir um mesmo nível de educação e experiência profissional. Por isso, procure mostrar um diferencial nas redes sociais.

Através dos seus posts, você pode mostrar que tem um nível de conhecimento sobre assuntos variados, como cultura, política, pontos de vista interessantes sobre diversos assuntos, pode comentar sobre um livro que leu, entre outros conteúdos. Além disso, você também pode compartilhar conteúdos em inglês, mostrando que tem fluência ou que está aprendendo em um curso de inglês.

Tomando esses cuidados simples, você pode fazer com que seus perfis nas redes sociais passem a funcionar como uma maneira de demonstrar suas habilidades e mostrar o melhor da sua personalidade na busca de um novo emprego.