Existem erros graves que podem fazer com que a pessoa perca o emprego imediatamente, entretanto, existem alguns comportamentos que, inicialmente, podem passar despercebidos no dia a dia, mas que em longo prazo, prejudicam sua carreira.

Veja abaixo alguns comportamentos que diminuem lentamente suas chances de alavancar a carreira e de ter sucesso profissional:

1. Não manter a palavra

Confiança é palavra de ordem no mundo corporativo. Marcar compromissos e não aparecer ou dizer que irá entregar um projeto em uma data e acabar entregando dias depois são fatores que fazem sua credibilidade despencar.

2. Não assumir os erros

Não assumir sua parcela de responsabilidade em erros e fracassos, ou mesmo jogar a culpa para colegas de trabalho ou superiores demonstra falta de maturidade, além de indicar que você não sabe lidar com crises no trabalho.

3. Estar sempre atrasado

Para o seu superior, atrasos frequentes indicam falta de compromisso e responsabilidade; para os seus colegas, isso indica falta de respeito e indiferença, afinal, todos devem cumprir seus horários igualmente.

4. Procrastinar sempre

Se você é do tipo que não se planeja e deixa tudo para a última hora, saiba que esse tipo de comportamento pode estar sabotando a sua carreira. Deixar para entregar sua parte em algum trabalho por último pode prejudicar tanto você quanto seus colegas.

5. Ser rude/mal educado

Cumprir horários, metas e exercer bem suas funções no trabalho não adiantam se não forem aliados a simpatia e boa educação. Se você for do tipo que trata mal as pessoas, saiba que seu emprego pode estar em risco. Boa educação e sociabilidade são a chave para manter boas relações tanto no ambiente de trabalho como fora dele.