Ser criativo pode ser essencial em sua carreira. Um profissional criativo é capaz de fazer conexões que ninguém mais faz, o que traz melhores resultados para a equipe e a empresa. Mas como estimular a criatividade? Hoje em dia, é comum acreditar que a criatividade é muito mais um dom natural do que algo que se possa exercitar diariamente. Mas esse talento agrega muito mais valor se for desenvolvido com o tempo.
Ao contrário do que muita gente pensa, criar não é um processo caótico. É muito racional e exige dedicação. A criatividade não é um dom, mas uma habilidade do ser humano ligada à nossa capacidade de invenção e inovação. É possível praticar a criatividade para despertá-la e desenvolvê-la. Confira algumas atividades capazes de estimular sua criatividade:
Faça atividades artísticas:
Desenvolver a sensibilidade através da arte é uma ótima maneira de estimular a criatividade. Ao desenhar e pintar, por exemplo, as partes do cérebro relacionadas ao processo criativo são estimuladas.
Questione:
Coloque o seu lado questionador em prática. Passe a ler notícias com um olhar mais crítico, por exemplo, faça questionamentos a seu respeito e procure mais informações para chegar à uma resposta válida.
Saia da rotina:
Procure um espaço no seu dia a dia para fazer uma atividade diferente, que descanse o cérebro; como viajar no fim de semana, passear em um parque pela manhã, fazer uma refeição diferente. As melhores ideias costumam aparecer em momentos de relaxamento, é o famoso “insight”.
Anote:
Passe a registrar informações, seja um “insight” que teve, uma música que você gostou da letra, uma frase que achou engraçada, anote tudo em um caderninho. Quando tiver em busca de inspirações e precisando de ideias, dê uma lida em tudo.
Coloque nossas dicas em prática! Exercite sua criatividade para se tornar um aluno e/ou um profissional melhor e mais bem valorizado.