Assistir filmes, séries e ler livros em Inglês facilitam muito no aprendizado. Mas, infelizmente, muitas pessoas acreditam que apenas quem já tem domínio ou fluência de uma certa língua estão aptos a desenvolver essas atividades.

Isso é um grande erro, afinal, o primeiro passo para aprender o inglês é ficar familiarizado com a língua o máximo possível. Por isso, mesmo que você não entenda 100% da leitura, ter acesso a um contexto tão rico será determinante para aperfeiçoar o seu “reading”.

O aprendiz não precisa ler uma obra acadêmica ou um grande clássico da literatura logo de início. O importante é buscar ler coisas que sejam do seu interesse. Assim, a leitura em inglês se tornará um hábito.

Motivos para ler livros em Inglês mesmo sendo iniciante

A leitura é apenas uma das ferramentas utilizadas durante a aprendizagem do inglês. Porém, é inegável que ela traz muitos benefícios. Entre eles estão:

  • Se escolher adequadamente, ler será uma atividade prazerosa;
  • A leitura permite também desenvolver a escrita e a gramática;
  • Ensina sobre a cultura dos nativos da língua;
  • Ilustra o vocabulário e as expressões inglesas;
  • Os livros permitem mais conhecimento do contexto e língua do que os próprios materiais didáticos;
  • Dominar a leitura é motivacional e expande a autoestima do leitor.

Livros em Inglês de fácil leitura

Para não desistir, não mire em livros muito complexos e “cabeças”! Assim, você consegue dar continuidade a esse hábito com o passar do tempo. Comece o seu estudo por conteúdos mais fáceis e básicos como gibis, poemas, contos e citações. Somente depois, selecione livros mais extensos.

Poemas e citações

Marcel and the Shakespeare letters (Staphey Rabley) – A leitura possui discurso direto e retrata a história de dois ratos intelectuais da França e Reino Unido, debatendo o patrimônio histórico do escritor Shakespeare.

The Adventures of Tom Sawyer (Mark Twain) – Com linguajar adequado para iniciantes, a versão retrata as famosas aventuras da personagem Tom.

Com poucas páginas

Alice in Wordlander (Lewis Carroll) – O livro é um clássico e existe em edições enxutas, que são utilizados no ensino da escola elementar. Fala sobre as aventuras de Alice em um país mágico.

Charlotte’s Web – E.B.White – Mesmo sendo infantil, a narrativa encanta pessoas de todas as idades. É a história de um porquinho que, depois de quase ser morto por suas características, é adotado por uma menininha.

The Outsiders – S.E. Hinton – Com linguagem atual, o livro retrata a vida de um garoto de gangue que tem o seu destino julgado em tribunais.

Livros mais avançados

Conforme o aprendiz vai se habituando a gramática e vocabulário, é possível arriscar as leituras mais completas, como:

Persuasion (Jane Austen) – Um clássico da literatura britânica, esse romance fala sobre um amor interrompido devido as conveniências sociais. Porém, o sentimento ultrapassará os anos, gerando conflitos familiares.

The old man and the sea (Ernest Hemmingway) – Outro clássico, porém, americano. Muitos nativos já leram a obra na escola e história relata a relação entre um velho pescador e um menino, repleta de significados.

Inicie o seu inglês!

Por mais eficazes que sejam, as leituras são apenas uma das partes que incluem o processo de aprendizagem da língua inglesa. Para um ensino mais completo, a iniciação em um curso de inglês é o mais recomendado.

A prática da leitura em outra língua pode ajudar o aluno a subir de nível (geralmente definido como: iniciante, intermediário, avançado e fluente).

Porém, somente um professor de inglês poderá dar um feedback confiável.. Garanta a sua performance no inglês! Entre em contato com a BIT Cursos, solicite um orçamento e faça já a sua inscrição!