Dinâmico, versátil e muito prático o pacote de ferramentas Microsoft Excel é um diferencial para as mais variadas profissões. Através de um sistema de planilhas, o programa permite o uso de opções de folhas de cálculos, painéis de indicadores, gráficos, criação de fluxo de caixas, controle de dados, e até mesmo bloco de texto com análise de dados. 

A ferramenta é rica em recursos, funções e fórmulas, mas também não é nenhum enigma. Para quem é iniciante e abre uma planilha, ela parece muito complexa. Por isso, vale a pena investir em um curso que ensine fundamentos básicos que, lá no futuro, serão fundamentais para o mercado de trabalho de diferentes segmentos. 

Em quais mercados o Excel ajuda?

É verdade que as pessoas associam o pacote Excel à área profissional de exatas. Mas, seus benefícios são válidos para muitas outras. Se você está procurando um diferencial para se destacar na sua empresa, dominar a fundo o Excel pode ser uma boa dica.

Aqui estão algumas áreas onde a ferramenta faz diferença:

  •  Finanças 
  • Administração
  • Logística 
  • Micro e pequenos empresários
  • Meio corporativo
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Engenharia
  • Arquitetura
  • Controles estatísticos 
  • Pesquisas

1. Finanças e administração

Todas as empresas possuem esses dois setores para sua autogestão. A ferramenta é ideal para atuar na organização de valores monetários, através de formatações de fluxo de caixas, folhas de cálculos e com visualização de gráficos. 

2. Logística

O Excel é até mesmo um pré-requisito nessa área e, dependendo do seu domínio da ferramenta, é possível fazer um planejamento de carreira. Incorporando fórmulas específicas – como atalhos, filtros, gráficos e formatações – você consegue ter uma maior controle de tarefas internas da empresa, como: estoques, mercadorias e até andamentos de trabalhos. 

3. Controle de dados importantes

Quem trabalha com a compilação de muitos arquivos e dados diferentes pode se beneficiar com a ferramenta. Com rápido acesso e armazenamento, o sistema atua de forma organizacional podendo separar por logins, endereços, senhas, telefones, por exemplo. 

Esse item é um exemplo claro de que o Excel vai além do meio corporativo. Aqui, ele pode ser aplicado em áreas diferentes, como o marketing, a arquitetura e o jornalismo, por exemplo. 

4. Gerenciamento de clientes

Essa dica é em especial para pessoas ou empresas que investem em CRM, coleta e bancos de dados, com finalidade de conhecer melhor o seu público-alvo. Atualmente as empresas de Marketing têm trabalhado muito com esse estilo de trabalho, além das grandes corporações. 

5. Economia de tempo

O bem mais valioso de uma empresa é o tempo. Com tantas pastas organizadoras e dinâmicas, trabalhar com o Excel acaba se tornando muito prático, potencializado e digitalizado. 

6. Organização pessoal

Utilize esses conhecimentos também para aplicar na sua vida pessoal, controlando planilhas de estudos, agendas e suas finanças pessoas. É a melhor forma de ver o que você aprendeu revertido na prática.  

 Quer colocar os benefícios do Excel no seu currículo? Então, entre em contato com a Bit Cursos e saiba mais detalhes sobre o Curso Microsoft Excel. Além de disponibilizarmos conteúdo de qualidade, indicamos alunos de nossa plataforma para estágios e empregos cadastrados em nosso sistema. Se inscreva agora!