As gírias são uma maneira mais informal de se conversar, demonstram segurança e fluência por parte do interlocutor. Elas estão em constante atualização, a cada época são várias novas que surgem e outras tantas que acabam desaparecendo. Sendo assim, é interessante estar por dentro de alguns termos quando estamos adentrando um novo idoma. Confira cinco gírias em inglês que estão super em alta:

Extra (exagerado, demais)

Pode acreditar, “over” já é uma gíria ultrapassada. Prentende dizer que algo está exagerado? Que está “too much”? Tente dizer “extra”!

Um bom exemplo seria:

She’s trying too hard. She’s extra. (Ela está se esforçando demais. Ela é exagerada.)

 

Fam (família)/ squad (turma)

“Fam” é uma abreviação de “Family” (família), já “Squad” é esquadrão. Se refere à sua família ou uma turma de amigos mais próximos. Simples assim.

Um bom exemplo seria:

My fam is too big. (Minha família é grande demais.)

I really like to hang out with my squad. (Eu realmente adoro sair com a minha turma.)

 

Lit (legal/maneiro)

É o passado do verbo “to light” (acender), ou seja, aceso. Se algo é aceso, está pegando fogo e emanando luz. É uma nova forma de dizer hot, significa que aquilo é tendência e chama atenção.

Um bom exemplo seria:

That party was lit! (Aquela festa foi legal!)

 

Woke (ciente, ligado)

“Woke” vem de “woke up”, que é o passado de “wake up” (acordar). Em outras palavras, estar acordado, estar ligado. Ou seja, por dentro de tudo o que acontece.

Um bom exemplo seria:
My mom is woke for everything I do. (Minha mãe está ligada em tudo o que faço.)

 

Sis (irmã, como equivalente de “bro”)

“Sis” é diminutivo de “sister” (irmã), o equivalente a “bro”, que é o diminutivo de “brother” (irmão). É uma maneira de se referir alguém de forma carinhosa e abreviada, como à uma amiga querida ou até mesmo a uma irmã de sangue.

Um bom exemplo seria:

You are awesome, sis! (você é demais, mana!)

 

As gírias surgem naturalmente entre os falantes de uma língua conforme sua fluência aumenta. Elas são uma forma de abreviar conteúdo e criar um sentimento de identidade entre as pessoas pertencentes de um mesmo grupo. Além disso, são uma ótima maneira de levar uma conversa simples e descontraída. Aproveite para inserir gírias em inglês nos diálogos durante seu curso de inglês.