As gírias são uma maneira mais informal de se conversar, demonstram segurança e fluência por parte do interlocutor. Elas estão em constante atualização, a cada época são várias novas que surgem e outras tantas que acabam desaparecendo. Sendo assim, é interessante estar por dentro de alguns termos quando estamos adentrando um novo idoma. Confira cinco gírias em inglês que estão super em alta:
Extra (exagerado, demais)
Pode acreditar, “over” já é uma gíria ultrapassada. Prentende dizer que algo está exagerado? Que está “too much”? Tente dizer “extra”!
Um bom exemplo seria:
She’s trying too hard. She’s extra. (Ela está se esforçando demais. Ela é exagerada.)
Fam (família)/ squad (turma)
“Fam” é uma abreviação de “Family” (família), já “Squad” é esquadrão. Se refere à sua família ou uma turma de amigos mais próximos. Simples assim.
Um bom exemplo seria:
My fam is too big. (Minha família é grande demais.)
I really like to hang out with my squad. (Eu realmente adoro sair com a minha turma.)
Lit (legal/maneiro)
É o passado do verbo “to light” (acender), ou seja, aceso. Se algo é aceso, está pegando fogo e emanando luz. É uma nova forma de dizer hot, significa que aquilo é tendência e chama atenção.
Um bom exemplo seria:
That party was lit! (Aquela festa foi legal!)
Woke (ciente, ligado)
“Woke” vem de “woke up”, que é o passado de “wake up” (acordar). Em outras palavras, estar acordado, estar ligado. Ou seja, por dentro de tudo o que acontece.
Um bom exemplo seria:
My mom is woke for everything I do. (Minha mãe está ligada em tudo o que faço.)
Sis (irmã, como equivalente de “bro”)
“Sis” é diminutivo de “sister” (irmã), o equivalente a “bro”, que é o diminutivo de “brother” (irmão). É uma maneira de se referir alguém de forma carinhosa e abreviada, como à uma amiga querida ou até mesmo a uma irmã de sangue.
Um bom exemplo seria:
You are awesome, sis! (você é demais, mana!)
As gírias surgem naturalmente entre os falantes de uma língua conforme sua fluência aumenta. Elas são uma forma de abreviar conteúdo e criar um sentimento de identidade entre as pessoas pertencentes de um mesmo grupo. Além disso, são uma ótima maneira de levar uma conversa simples e descontraída. Aproveite para inserir gírias em inglês nos diálogos durante seu curso de inglês.