Diferente do que muitos pensam, ser produtivo não tem nada a ver com passar horas e horas se dedicando ao trabalho ou aos estudos. Na realidade, a produtividade está ligada a bons e rápidos resultados.

Por isso, quem acha que virar a madrugada trabalhando ou estudando é algo positivo para carreira está bem enganado. O que realmente faz a diferença é o seu foco na entrega e a capacidade de fazer tudo que precisa dentro de um tempo razoável pré-determinado. Confira algumas dicas para ser produtivo:

1 – Determine suas prioridades

Ao invés de focar na quantidade, preste mais atenção na qualidade de seus afazeres. Ou seja: reveja o que tem que ser feito e determine o que é mais importante no momento, avaliando relevância e prazos.

Uma boa estratégia é fazer uma lista de tarefas para serem iniciadas e finalizadas durante o dia. Aumente ou diminua a lista de acordo com suas necessidades. Caso esteja tendo dificuldades com seus estudos, sugerimos que leia sobre as 4 dicas para fazerem seus estudos renderem mais.

2 – Faça pausas moderadas

Crie algumas pausas estratégicas para renovar as energias. A cada 90 minutos ou ao terminar uma tarefa, dê um tempo para si mesmo, levante, se alongue, dê uma volta, vá ao banheiro, pegue um café.

Mas não exagere! um intervalo de 5 a 10 minutos é mais que o suficiente para refrescar a cabeça e ganhar ânimo para continuar. Mais do que isso pode se tornar um tempo desperdiçado, além de dificultar a sua volta para o foco em outros afazeres.

3 – Evite interrupções

Cada vez que você é interrompido, seu corpo demora um tempo para retomar o foco no trabalho. Por isso, faça a sua parte para se manter atento e ser produtivo: feche o navegador da internet, a caixa de e-mails e deixe o celular no silencioso.

Uma boa ideia é criar horários para checar e-mails, notícias e suas redes sociais. Porém, mesmo durante esse período determinado, priorize as mensagens que dizem respeito ao trabalho.

4 – Cuide da sua saúde

Para estar bem disposto é essencial prezar pela boa qualidade de vida. Tenha reservado um tempo diário para si mesmo, para sua família e para o repouso.

Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são outros pré-requisitos para manter sua saúde em dia e ser produtivo.

5 – Cultive hobbies

Mantenha atividades que você gosta e se dedica, além do ambiente de trabalho. Seja um esporte, uma atividade, um local… Descubra coisas que te inspiram e te relaxam. Aliadas, elas aumentam o seu nível de energia.

Pense no que você faz e no porquê de estar fazendo tudo isso. Avalie suas possibilidades de crescimento e desenvolvimento. Tendo um lembrete diário desses fatores, você aumenta suas chances de aproveitar ao máximo seu potencial e ser produtivo!