Cada pessoa tem sua própria maneira de estudar e fixar o conteúdo. Cada pessoa tem seus pontos fortes e foca neles para descobrir as melhores técnicas de estudos para si. É importante, contudo, testar maneiras diferentes para encontrar aquela que melhor se adequa na sua rotina.

Confira a seguir alguns métodos para tornar mais produtiva sua hora de estudos:

Faça associações mentais

Essa é uma técnica bastante popular, principalmente em cursinhos pré-vestibular, criar conexões entre palavras e conceitos é uma ótima forma de memorização e quanto mais engraçada e/ou bizarra a conexão, melhor, pois ficará mais fácil fixa-la.

Resolva exercícios

Os estudos são uma preparação para a prática, portanto, resolver exercício é uma parte essencial. Essa também é a melhor maneira de descobrir quais disciplinas exigirão mais ou menos aprofundamento.

Faça fichamentos dos textos

Escrever é uma das melhores formas de guardar uma informação no cérebro. Por isso, ao ler os textos, procure marcar o conteúdo mais importante e depois elaborar um resumo com as suas próprias palavras. Além de aprofundar o estudo, o fichamento pode ser consultado posteriormente no lugar do livro, fazendo com que o estudante economize tempo.

Estude em grupo

Nem todo mundo gosta de estudar em grupo, no entanto, em alguns momentos, a interação com outras pessoas pode ser interessante. A principal vantagem seria estimular a discussão sobre os temas estudados. O debate com outras pessoas também melhora o foco e facilita a memorização.