Os Jogos Olímpicos Rio 2016 já chegaram ao fim e os atletas de alta performance que se apresentaram nas olimpíadas nos mostraram que são grandes exemplos de superação, disciplina e foco. Confira a seguir três lições que pudemos aprender com os atletas e como aplicá-las em nosso dia a dia profissional, pessoal e estudantil:

1. Tenha foco nos objetivos

Uma característica comum aos atletas é o foco para atingir suas metas. O caminho até a vitória é traçado com muito planejamento, treinos, consciência dos próprios limites e força, além da vontade para superá-los. O sucesso não é instantâneo, por isso, é preciso paciência e determinação.

2. Saiba trabalhar em equipe

Mesmo nas modalidades individuais, o atleta nunca está sozinho. Existe um time completo de treinadores, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e muitos outros profissionais que trabalham em busca do melhor desempenho possível do atleta. Por isso, para serem bem sucedidos nas competições, saber trabalhar em equipe é uma habilidade indispensável.

3. A repetição leva à perfeição

São raras as pessoas que conseguem atingir os melhores resultados na primeira tentativa. Os atletas, por exemplo, são submetidos a treinos diários, que os fazem repetir centenas de vezes o mesmo movimento para conseguirem melhorar seu desempenho pessoal ou da equipe. Tendo isso em vista, perceba que o sucesso só é possível com muito esforço e persistência.

Esses três ensinamentos podem ser aplicados em qualquer área da vida. Saber lidar com si mesmo, seus limites e vitórias é indispensável para atingir o sucesso. Ao mesmo tempo, saber lidar com seus concorrentes tem mesma importância, sejam eles outras pessoas, ou o cansaço, a desmotivação, o estresse, entre outros. O fracasso é uma parte indispensável do sucesso, pois ele nos estimula a melhorar nosso desempenho, corrigir falhas e aumenta a vontade de alcançar vitória.